quinta-feira, 21 de abril de 2022

o lago dos cisnes

Ato II

O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart , que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas companheiras em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser liberta por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.
Ato III

Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer a filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois são o mago Rothbart e sua filha , Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette : enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa , quebrando assim o juramento feito a Odette .
Ato IV

Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa, que é destroçada pela decisão do príncipe, aceitando a sua má sorte. Nesse momento, surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Ela o perdoa e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. Nesse momento, aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette. O príncipe corta as asas de Rothbart ( Putin ? )fazendo com que ele perca seus poderes, e tendo renovado seus votos de amor, se casa com Odette. 

(daqui)

É assim a Rússia com duas facetas: o génio, a grandeza, a excelência dos valores das artes, mas tambem uma história negra e violenta...

 

 

1 comentário:

500 disse...

Na Rússia, distingo os seus dirigentes, desde os Romanov, Stalin e outros até ao Putin (talvez com a excepção do Gorbachov)- nenhum deles recomendáveis -, dos seus escritores, músicos, e autores das diversas Artes. Porventura, o povo russo, a quem ninguém pergunta a opinião livre, merecesse melhores dirigentes.
Vá lá que o Macron, como esperava, encostou a Le Pen. Seguem-se as legislativas. Vamos aguardar.